sexta-feira, 21 de março de 2014

Manoel Santos apoia reconhecimento do Quilombo Barro Preto

Manoel Santos apoia reconhecimento do Quilombo Barro Preto

Hoje, 21 de março, data em que se comemora Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o deputado estadual Manoel Santos reafirma o seu compromisso com os o negros e negras. Como prova dessa representação, no último domingo, 16 de março, o gabinete prestigiou a entrega do certificado de reconhecimento da Comunidade Quilombola Barro Preto, localizada no município de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte. O parlamentar foi o responsável pela reivindicação, junto à assessoria da presidência da República e a Fundação Cultural Palmares, da certificação da comunidade.
“A estrutura econômica, social e política em que vivemos ainda é marcada pela discriminação racial. Por isso, é necessário empreender todos os esforços para que a população negra continue avançando na conquista de políticas públicas. Esse é um dos compromissos da minha atuação como parlamentar”, comenta.
O documento concedido é um passo inicial para que os remanescentes recebam do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a titulação do território e possam acessar um conjunto de políticas públicas, a exemplo dos programas nacionais de Habitação Rural (PNHR), de Acesso ao Ensino Técnico e de Emprego (Pronatec ) e a Bolsa Quilombo, entre outros.
De acordo com uma das representantes do Nordeste na Fundação Cultural Palmares, Maria José da Silva, a iniciativa do deputado foi providencial para o avanço na luta por cidadania do povo quilombola. “Manoel Santos nos procurou e defendeu as necessidades da comunidade. Dessa forma, ele mostra que o seu trabalho é dedicado a contribuir com a superação dos muitos desafios: isolamento, falta de informação, que enfrentam esses grupos. O Governo, nos últimos 11 anos tirou os quilombolas da total invisibilidade, avaliou.
A parceria entre o parlamentar e os órgãos de incentivo a cidadania quilombola não deve parar por aí. Nos próximos meses, comunidades quilombolas dos municípios de Caetés, na região Agreste, e Sertânia e Serra Talhada, no Sertão pernambucano, também receberão o certificado de reconhecimento.
A programação de entrega dos certificados contou com muita música de raiz. A animação ficou por conta do Maracatu de Baque Solto Estrela da Tarde, formado por jovens oriundos da própria comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário