Ex-senadora participou de palestra no Tocantins (Foto: Peu Ricardo)
A ex-senadora Marina Silva (AC), pré-candidata pelo PSB a vice-presidente da República na chapa com o ex-governador Eduardo Campos (PSB), participou nesta quarta-feira (7) de uma palestra a estudantes da Universidade Federal do Tocantins sobre sustentabilidade. Antes do evento, a socialista concedeu entrevista na qual mirou artilharia de grosso calibre na direção da presidente Dilma Rousseff (PT), do PT e do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), pré-candidato a presidente. As informações são do BR247.
De acordo com Marina, Eduardo Campos é a única alternativa real de vitória contra o PT neste ano, porque o PSDB teria o “cheiro da derrota”. “O PSDB sabe que já tem o cheiro da derrota no segundo turno. E o PT já aprendeu que a melhor forma de ganhar é contra o PSDB”, disse. A declaração rompe a trégua que havia entre PSB e PSDB.
Segundo a ex-ministra, o ex-governador de Pernambuco seria um nome à esquerda de Aécio. “Campos protagoniza uma agenda progressista de respeito aos direitos sociais, de não ir pelo caminho mais fácil de reduzir a maioridade penal e as conquistas dos trabalhadores”, afirmou.
A pré-candidata a vice pelo PSB também criticou a presidente Dilma Rousseff (PT) e disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras comprova que o “mito da gerente” não existe mais. Ela disse que é insustentável achar que a corrupção é um problema de Dilma.
“A corrupção não é um problema da Dilma. A corrupção tem que ser um problema nosso. Se continuar a ser um problema da Dilma, vai continuar a ter corrupção feia. Na campanha de 2010, estabeleceu-se um embate entre o Serra e a Dilma para saber quem era o melhor gerente. Pelo que está acontecendo com a Petrobras, esse mito já foi embora”, disparou.
Marina afirmou que nas situações em que a sociedade se mobilizou o País avançou. Mas criticou, sem citar nomes, o PSDB, DEM e outros partidos de oposição pelo alardeio em cima da CPI da Petrobras no Senado.
Sobre a queda da presidente nas últimas pesquisas, Marina voltou a dar a Petrobras como exemplo de preocupação para o brasileiro sobre o governo. Ela disse que a sociedade brasileira está preocupada com o que está acontecendo com o Brasil. “Escândalos sucessivos, um completo distanciamento do que acontece em Brasília com a realidade das pessoas. Estamos com o risco da inflação, o crescimento baixo, aumento de juros e as pessoas sabem no que isso vai dar. Obviamente que se as pessoas disserem que isso está bom, referendando as pesquisas, só se nós gostássemos de apanhar. Eu vejo como a sabedoria do povo”, afirmou.