segunda-feira, 20 de maio de 2013

Adutora do Jatobá vai abastecer Águas Belas

O município de Águas Belas é um dos mais prejudicados com a estiagem. Carros pipa invariavelmente se cruzam pelas ruas da cidade o dia inteiro, todos os dias da semana. Para amenizar o sofrimento da população com a falta d’água a prefeitura lançou a “Operação Água Agora” para colaborar com a Operação Seca do Governo do Estado. Para um lugar onde a chegada de água é motivo de festa, o prefeito reeleito visitou e fez o registro fotográfico da obra mais esperada pela população de Águas Belas: A adutora do Jatobá.
“Em 2009 fizemos um estudo onde foi constatado que a bacia do jatobá, mesmo localizada em na zona rural de Tupanatinga, pela sua grandeza, era a opção mais viável para solucionar o abastecimento d’água do município para os próximos 100 anos”, relatou Genivaldo no local da obra acompanhado do seu vice-prefeito Maurício de Josué.
Junto ao prefeito ainda estavam o vereador Júnior de Zé Carlos e do secretário de comunicação assuntos institucionais Cícero Teles. Todos fizeram questão de ir bem perto da máquina que vai perfurar dois poços com 280 de profundidade cada, informou o geólogo da empresa Tecno Poços José Ferraz que acompanhou a comitiva do prefeito Genivaldo durante toda a visita.
Segundo Genivaldo, depois do estudo feito, várias tentativas foram impetradas através do deputado federal Pedro Eugênio e do senador Humberto Costa em busca da realização da obra que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da SUDENE. “Com a chegada da forte estiagem e a pressão dos nossos parceiros políticos em Brasília junto a presidente Dilma Rousseff, a adutora chegou mais rápido”, disse. A obra vai custar cerca de R$ 31.000.000,00 (Trinta e um milhões de reais) e será paga com recursos do Governo Federal, através do PAC Seca (Programa de Aceleração do Crescimento direcionado para a seca). O Governo do Estado de Pernambuco, através da Compesa terá a responsabilidade sobre a obra.




domingo, 19 de maio de 2013

Dia Nacional de Luta Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


          Nesta sexta-feira 17/05, os estudantes das escolas públicas e particulares se reuniram na academia da cidade, e logo depois se dirigiram ao centro da cidade, percorrendo as principais ruas, divulgando a importância do Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Tendo como articuladores a equipe do CRAS, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e do prefeito Genivaldo, a caminhada aconteceu e nela foram distribuídos panfletos de conscientização sobre a importância do dia, e no centro da cidade a população e os estudantes presentes puderam assistir algumas apresentações desenvolvidas pelos alunos do PETI, e PROJOVEM, além de uma palestra sobre a importância deste dia com as autoridades presentes. No dia 18 de maio é fortalecido o dia nacional de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, mas em nossa cidade a mobilização aconteceu no dia 17, visto que puderam participar os estudantes da zona rural, abrilhantando ainda mais a passeata. Ainda durante a caminhada alguns estudantes leram poesias, e citações que reivindicavam os seus direitos.  

  

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AÇÃO NO MINADOR DO GARCIA


A zona rural de Águas Belas recebeu nesta quinta-feira 15/05, atenção muito especial, pois foram realizadas  ações conjuntas da Prefeitura municipal, na pessoa do prefeito Genivaldo, e das secretarias de Assistência Social, Educação, e do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), que levaram até o sítio Minador do Garcia, serviços de Bolsa Família, documentação, Acesso ao programa Brasil Sem Miséria, e muito mais, evitando o deslocamento destas pessoas carentes até a cidade em busca destes serviços.  Assim podemos entender que os serviços ali disponibilizados são de grande relevância, mas, o fato de proporcionar a  esta comunidade, a dignidade é fundamental. Na oportunidade o prefeito Genivaldo, falou um pouco sobre uma nova maneira de o campo ser trabalhado, principalmente nesta região, que a seca dizimou a criação de gado, uma nova forma de sobrevivência deve ser encontrada. Com base nessa realidade, o prefeito citou que na localidade já existe a "cerca verde", essencial na criação de ovelhas e cabras, e que com o apoio do governo, será possível dar início a esta nova modalidade de sobrevivência. pois estão sendo disponibilizadas linhas de crédito para a compra destes animais, e consequentemente, de uma nova etapa na vida dessa população.
Por: Haroldo Alves

quinta-feira, 16 de maio de 2013

DIA DAS MÃES

Em mais uma ação da Secretaria de Assistência Social, que conta com o apoio do prefeito Genivaldo, foram realizados neste dia 11 de maio, as comemorações do Dia das Mães, este que teve como palco a academia das cidades, e recebeu com muita honra, a maioria das mães aguasbelenses, que por sua vez, participaram de brincadeiras, sorteios, assistiram apresentações dos grupos de canto, artes marciais, e muito mais. O evento também contou com a presença do vice prefeito Maurício de Josué, vereadores, secretários e demais autoridades, que participaram da entrega dos prêmios e prestigiaram as apresentações realizadas pelos alunos dos programas, AABB COMUNIDADE, PETI, e PROJOVEM. Na oportunidade foram entregues aos programas, alguns materiais que vão dinamizar ainda mais as atividades desenvolvidas por estes, e tem sua atuação focada em proteger crianças e adolescentes, evitando que estes sigam por caminhos incertos, proporcionando atividades culturais, que contribuem na sua formação cidadã. Assim o prefeito Genivaldo, se mostra mais uma vez compromissado com as crianças e adolescentes do nosso município, pois apoia todas as ações que valorizam os jovens da nossa cidade.

Por: Haroldo Alves

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SAÚDE NA PRAÇA


A prefeitura de Águas belas, em parceira com a secretaria de saúde, fez desse dia dos trabalhadores, 01 de maio, uma festa, pois presenteou os participantes do programa SAÚDE NA PRAÇA, com kits, voltados  as atividades que nela são desenvolvidas, este programa tem por objetivo, proporcionar atividades voltadas ao combate a doenças como: hipertensão, diabetes, stress, e outras, que se aproveitam da falta de mobilidade das pessoas para se instalar Desta forma o dia do trabalhador teve como foco o combate ao sedentarismo, e vai ganhar reforços, já que o prefeito Genivaldo aprovou a compra de mais alguns equipamentos que vão dinamizar as atividades esportivas já desempenhadas, entre os equipamentos estão o alteres, colchonetes, tornozeleiras, bambolês, cordas e muito mais. Assim podemos constatar que o compromisso do governo Genivaldo está ganhando força, e a cada dia conta com mais simpatizantes, fazendo deste um governo de compromisso.

Por: Haroldo Alves